5 DICAS DE MANUTENÇÃO DE UNIDADES DE AR CONDICIONADO PARA CARROS

Você está cuidando adequadamente do aparelho de ar condicionado do seu veículo? Com o clima quente se aproximando, é provável que você use o ar condicionado com mais frequência, e é por isso que é uma boa ideia realizar verificações de manutenção para ajudar a melhorar a eficiência geral e a vida útil da unidade.

Para ajudar a manter o ar condicionado do seu carro funcionando o ano todo, confira nossas principais dicas de manutenção do sistema de ar condicionado. Quer saber mais sobre manutenção de ar condicionado, acesse https://www.eduarcondicionado.com.br/

Sinais de um problema com sua unidade de CA

Como a maioria das coisas, a unidade de ar condicionado do seu carro pode desenvolver seu quinhão de problemas, a menos que seja devidamente cuidada. Se você notar qualquer um dos seguintes, você deve ter seu ar condicionado reparado e atendido por um mecânico totalmente treinado e qualificado.

  1. Maus cheiros – os maus cheiros ocorrem quando as bactérias crescem causando mofo e bolor ao longo do tempo de dentro das aberturas como resultado do excesso de umidade.
  2. Baixo desempenho – você descobrirá que, com o tempo, sua unidade de ar condicionado terá um desempenho muito menos eficiente e econômico devido à manutenção inadequada.
  3. Passagem de ar quente – não há nada pior do que ligar o ar condicionado no tempo quente para ser recebido por rajadas de ar quente. Isso normalmente acontece quando seu ar condicionado precisa de um serviço de ar condicionado.
  4. Maior Consumo de Combustível – com o tempo, seu AC fará com que seu veículo consuma mais combustível como resultado de uso excessivo e baixo desempenho, fazendo com que o motor trabalhe mais e fazendo com que você gaste mais dinheiro em combustível .
  5. Leva mais tempo para esfriar – isso normalmente acontece quando sua unidade de ar condicionado está com pouco refrigerante e requer um serviço de ar condicionado ou há uma falha no sistema.

O que está incluído em um serviço de ar condicionado?

Um serviço de ar condicionado é o processo de reabastecimento de sua unidade de ar condicionado com novo gás refrigerante. O corante de detecção de óleo e vazamento também é adicionado para ajudar a evitar vazamentos. O principal benefício de um serviço de ar condicionado é o aumento do desempenho e eficiência da sua unidade de ar condicionado.

É importante observar que um serviço de ar condicionado deve ser realizado apenas por pessoal certificado com experiência no manuseio de gases de ar condicionado.

Além disso, se você levar seu carro para uma garagem e eles oferecerem “reabastecer” seu sistema de ar condicionado quando houver um vazamento, você deve recusar, pois isso é ilegal.

Dicas de manutenção – Cuidando da sua unidade de CA da maneira certa

Ao dedicar um tempo para mostrar ao seu aparelho de ar condicionado os cuidados de que ele precisa, você pode ter certeza de obter o melhor desempenho dele quando estiver em uso. Seguem algumas dicas de manutenção para ajudar você a cuidar bem do aparelho de ar condicionado do seu veículo:

Ligue-o regularmente

Seja no inverno gelado ou no verão escaldante, recomendamos que você ligue o aparelho de ar condicionado por dez minutos por semana com o ventilador mais alto e a temperatura mais baixa selecionadas. Isso manterá todos os principais componentes lubrificados e funcionando corretamente.

Recarregue com frequência

Assim como o óleo e outros líquidos usados ​​em seu veículo, sua unidade de ar condicionado precisa ser drenada e reabastecida com novo gás/refrigerante para obter o máximo desempenho e eficiência. Recomenda-se que reserve o seu veículo para uma recarga a cada 2 anos ou quando notar uma avaria. No entanto, a maioria das garagens verificará a unidade de ar condicionado quanto a falhas como parte de seu serviço anual.

Certifique-se de que o filtro de pólen seja mantido limpo

O filtro de pólen geralmente fica atrás do porta-luvas, que pode ser facilmente removido e precisa ser limpo com água ou detergentes leves ou substituído (se necessário). Caso seu filtro de pólen precise ser substituído, é importante verificar antes se está completamente seco. Se você não tiver certeza, leve seu veículo para uma garagem.

Remova quaisquer sinais de detritos

Certifique-se de verificar as grades externas situadas sob o pára-brisa e limpe quaisquer folhas, sujeira ou outros detritos, pois isso evitará que seu ar condicionado fique bloqueado.

Além disso, recomendamos que você faça uma inspeção antes de uma longa viagem de verão para evitar problemas durante a viagem. Quer saber mais sobre a manutenção ou instalação de ar condicionado, acesse https://www.eduarcondicionado.com.br/blog-ar-condicionado-automotivo-bh

Desligue o ar condicionado corretamente

Pode ser tentador deixar o ar condicionado ligado quando chegar ao seu destino e desligar o motor, mas esteja ciente de que isso pode danificar o sistema de ar condicionado. Isso ocorre porque os ventiladores continuam a funcionar, o que geralmente leva ao acúmulo de musgo e bactérias. Desligar o ar condicionado e deixá-lo descansar limpará o evaporador e os componentes próximos, garantindo que o ar permaneça fresco e ajudando o ar condicionado a durar mais.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Perguntas frequentes

O Ar Condicionado afeta o consumo de combustível?

O uso do AC pode aumentar o consumo de combustível em até 20% devido à carga extra no motor. Observe que este valor depende de várias variáveis, como o tamanho interno do veículo e a temperatura externa.

Quanto tempo demora uma recarga de Ar Condicionado?

Em média, uma recarga de ar-condicionado leva aproximadamente 1 hora para ser concluída.

Posso fazer reparos no meu próprio AC?

Aconselhamos que você não tente isso sem o conhecimento adequado. Embora você possa comprar kits para realizar um serviço de ar condicionado, eles são caros e, se você cometer um erro, ficará com uma conta de reparo enorme.

Estacione sob a sombra

Quando você deixa seu carro sob o sol por muito tempo, seu interior pode ficar consideravelmente quente. Como resultado, o ar-condicionado do carro terá que trabalhar duas vezes mais apenas para baixar a temperatura. É por isso que é inteligente estacionar sob uma sombra ou instalar guarda-sóis para evitar causar esse problema.

Ficar fresco durante os meses de verão da Austrália será mais fácil se você mantiver o sistema de ar condicionado do seu carro em boas condições. Além disso, se você tiver o hábito de seguir essas dicas de manutenção do ar condicionado regularmente, o ar condicionado do seu veículo permanecerá eficiente durante todo o ano.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Climatiza%C3%A7%C3%A3o_automotiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.